Bem-vindos a esta micro-biblioteca!

Esta página, iniciada em 2000, reúne informações que vêm sendo atualizadas ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, fiel à idéia de biblioteca - e não, jornal, ou mesmo blog, que implicariam em informações datadas - textos daquela época também são mantidos, além do próprio lay-out que, eu brinco, está mais para o clássico do que para o século XXI. Assim, resolvi manter esta apresentação inicial quase idêntica ao que era naquele momento, embora inclua aqui algumas grandes novidades: em agosto de 2013, comecei a desenvolver o projeto do NUMIP-Núcleo Museológico Interativo de Psicologia Econômica e Educação Financeira no Museu de Valores do Banco Central do Brasil, em parceria com a IAREP-International Association for Research in Economic Psychology, que eu represento no Brasil [saiba mais sobre ele aqui], e, em 2014, eu me tornei membro de duas importantes iniciativas - aqui no Brasil, do NEC-Núcleo de Estudos Comportamentais, na CVM-Comissão de Valores Mobiliários, que é uma iniciativa inédita no país, e na linha de frente no mundo, e no âmbito internacional, fui selecionada para ser membro do recém criado, no final de 2014, Research Committee da INFE-International Network for Financial Education/OECD-Organisation for Economic Cooperation and Development, junto a 14 outros especialistas de todo o mundo, por indicação do Depef-Depto. de Educação Financeira do Banco Central do Brasil. O objetivo do comitê é pesquisar, analisar, discutir e informar policy-makers de diferentes países sobre temas de educação financeira e comportamento.

 

Em menos de uma década, nós já estamos nos familiarizando com esta nova modalidade de comunicação - a grande teia interligada de dados. Rápida, aberta, amplificadora de contatos. Um jeito novo de trocar idéias vem surgindo.

 

É dentro desse espírito que estou apresentando este espaço - oferecer a possibilidade de leitura e contato com trabalhos e idéias dentro de quatro campos que, na minha visão, encontram pontos de intersecção.

 

A Psicanálise - minha fonte original - considerada na sua vertente que pode ser nomeada como 'escola inglesa', isto é, além de Freud, tem sua pesquisa baseada também nas idéias de M.Klein, W.Bion e D.Winnicott;

 

A Psicologia Econômica - uma área ainda pouco difundida em nosso país, mas que vem se desenvolvendo bastante na Europa, E.U.A. e Nova Zelândia - que parece que poderia encontrar aqui um terreno mais que fértil para verdadeiramente 'desabrochar' - aspectos psíquicos detectados nos fenômenos econômicos - o que acham?

 

A Consultoria - um método de investigação dos fatores emocionais que influenciam o trabalho e a administração da carreira e do dinheiro - reúne um embasamento psicanalítico e idéias da Psicologia Econômica e da Psicologia Social com o objetivo de pensar a respeito e promover o surgimento de condições mais favoráveis à evolução no âmbito profissional;

 

A Psicologia Social - o enfoque do ângulo psicológico sobre os fenômenos sociais e econômicos - apresenta a possibilidade de realizar o que é chamado de 'pesquisa-ação', onde o estudo pode se revelar também uma abertura para a atuação e uma contribuição para a transformação nos planos mais amplos da coletividade.

 

O site está dividido em seções que podem ser visitadas conforme o interesse de cada um.

 

Há artigos, ensaios e monografias a respeito dos temas acima mencionados, reunidos sob o título Textos.

 

Existe também uma breve apresentação dos autores que têm me ajudado a fazer este percurso - em autores e citações - junto a algumas de suas citações.

 

Um maior detalhamento sobre a consultoria que eu faço está em "Como tornar bom um mau negócio?"

 

Existem links especiais para o meu livro - 'O Componente Emocional - funcionamento mental e ilusão à luz das transformações econômicas no Brasil desde 1985' - em livro; e para um video sobre uma palestra que apresentei no Interpsic (ver link) sobre 'Funcionamento mental, dinheiro e trabalho', em video.

 

Além destes, há links para outros sites diretamente relacionados ao meu trabalho, ou que podem ser de interesse mais amplo. Destaco The International Association for Research in Economic Psychology - IAREP, que é a Associação Internacional de Pesquisa em Psicologia Econômica, e o AISA - Australian Institute of Socio-Analyis, o Instituto Australiano de Sócio-Análise. Estas duas instituições têm tido ressonâncias importantes nas minhas investigações, através dos contatos permitidos pela rede, e pelas publicações de cada uma, que levantam diversos pontos que estimulam a pensar. Vale a pena visitar!

 

Para manter a interatividade, temos um espaço para sugestões, o tradicional livro de visitas, onde vocês podem deixar dicas e impressões, e a 'linha direta' do Entre em Contato. E também uma espécie de 'amostra grátis' - aperte o botão e veja do que se trata...

 

Por último - o site é bilíngüe! É possível optar entre português e inglês, justamente para que possamos estender o contato aos colegas de fora do Brasil.

 

E para terminar mesmo - algumas informações sobre a minha trajetória podem ser encontradas em a autora.

 

Agora é BOA VIAGEM!

 

ps: cabe aqui uma pequena 'orientação de viagem' - haverá 'superposição' de informações em alguns casos, para tornar a navegação mais fácil e ágil, o que siginifica dizer que as mesmas indicações de links e páginas poderão estar presentes diversas vezes - isso se deve ao fato de ser possível entrar nesta 'micro-biblioteca' por diferentes portas, percorrê-la de forma personalizada, e de acordo com seus próprios caminhos e objetivos.

 

"Um vértice psicológico para
pensar perspectivas,
decisões,
arquitetura de escolha
e políticas."
Portuguese English
Deixe seu recado em nosso mural
Visite
Indique este site para os seus amigos